Só Templates

Créditos



Layout by



sábado, 4 de setembro de 2010

INSTITUTO METHODUS - LIE TO ME

Não entendeu nada? Eu explico!


Atualmente temos uma nova série de TV na FOX, chamada Lie to me. É estrelada por Tim Roth como Dr. Call Ligtman. Ele e sua equipe de especialistas fazem trabalhos para o governo, empresas privadas ou até mesmo cidadãos comuns buscando descobrir a verdade. O mais interessante é como eles trabalham! Estudando exclusivamente as expressões comportamentais. Um tique no rosto, um arquear de sobrancelhas, um suspiro ou cruzar de pernas. O menor detalhe traduz a verdade que o interlocutor está pensando, mesmo que suas palavras digam o contrário. Tem teor científico e ao mesmo tempo é leve e muito interessante. Recomendo com louvor a todos.

     Mas aí vocês me perguntarão o que tem o Instituto Methodus de pesquisa a ver com isso?! Explico:
     Na última quarta-feira, 01/09 participei de uma entrevista realizada por eles. A gente sempre reclama que vê as pesquisas mas não conhece ninguém que as tenha respondido. Pois bem, eu respondi! E diferentemente daquilo que se possa imaginar, ninguém me apresentou cartões com nomes de candidatos, ou lista ou até mesmo em quem eu iria votar. Eles simplesmente colocaram 12 pessoas numa sala aconchegante para baterem papo.


Foi um trabalho de aproximadamente 1h - 1h30min. A sala possuia uma mesa imensa com refrigerantes e salgados. Fomos acomodados em U e a condutora do trabalho, Andréia, nos apresentou o Methodus, explicando que ali não iríamos convencer ninguém de nada e que não havia certo ou errado, mas sim, coleta de informações (isso é método científico!) Além disso, atrás da condutora havia um enorme espelho identico aqueles que vemos em filmes policiais, onde os entrevistados são observados e, bingo! atrás do espelho havia uma equipe observando o trabalho e fazendo anotações, bem como, o trabalho era todo filmado.
Como numa entrevista com polígrafo, os primeiros 2min fortam para que cada pessoa conhecesse o colega do lado. (momento de balizar informações para equipe de observação)
     Após, assistimos o horário eleitoral ao vivo da TV e ao término de cada apresentação dávamos cartão verde (gostei) ou cartão vermelho (não gostei). depois disso conversávamos sobre o que lembrávamos e o que nos agradava ou não. Muito interessante. Digo a vocês que, mesmo sem ser "especialista" no assunto, mas tendo uma sensibilidade apurada, posso dizer que sai de lá sabendo em quem votariam 9 dos onze, ou ao menos sua tendência mais forte.
     Muito bom o trabalho, muito agradável e bastante inteligente. Inteligente também, o cliente que contratou. Pode até não vir a ganhar a eleição, mas ao menos quer saber como pode melhorar seus pontos fracos, fortalecer ainda mais seus pontos fortes e igual análise com seus demais concorrentes. Obviamente, sutis mudanças nos programs eleitorais deverão ir acontecendo e tudo isso, fruto de um trabalho sério de pesquisa.
     Eu gostei. Eu aprovo!

     Querem saber mais? http://www.institutomethodus.com.br/

Um comentário:

  1. Oi Luciano,
    que bom que você gostou de participar do grupo qualitativo. Nosso trabalho é justamente entender a percepção das pessoas e como elas expressam (verbalmente ou não)o que sentiram durante o grupo. Obrigado pelos elogios.
    PS: Não fique intrigado por eu ter "achado" teu blog. O Google Alerts me avisa de qualquer comentário sobre o Instituto Methodus.
    Abraço,
    Jefferson Jaques
    Diretor-Executivo
    Instituto Methodus

    ResponderExcluir