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sábado, 18 de setembro de 2010

NA CASA DO CLIENTE

Atualmente, o consumidor reage negativamente às farmácias que não entregam em domicílio

Segundo pesquisa feita em 2006 pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), 39,5% dos consumidores entrevistados compram medicamentos por meio do sistema de entregas em domicílio. Com o crescimento dessa modalidade de compra, o empresário varejista precisa conhecer as oportunidades oferecidas pelo delivery. A primeira delas é a possibilidade de expandir o atendimento para locais onde não haja filiais. A farmácia pode investir no serviço de entrega em domicílio como estratégia para alcançar regiões que a loja física não atinge. O Estudo sobre o Comportamento do Consumidor nas Farmácias e Drogarias, realizado pelo POPAI Brasil em 2006, demonstrou que 58% das vendas são de medicamentos. Quando o atendente recebe uma ligação de um cliente querendo comprar um medicamento, pode aproveitar a oportunidade para oferecer produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Softwares de gestão e atendimento têm auxiliado na indicação desses itens, pois costumam conter histórico de compras. Outra oportunidade é a de fidelizar o cliente. Um dos resultados do estudo do Provar demonstrou que a fidelidade em relação ao segmento é alta: 85,4% dos entrevistados afirmaram comprar produtos sempre das mesmas empresas. Esse dado confirma o que já se sabia: se o serviço oferecido superar a expectativa e causar uma impressão positiva, o cliente voltará a ligar

Fonte:Giau da Farmácia -  Marcelo Cristian e Viviane Massi

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