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sábado, 4 de setembro de 2010

PREPARAR PARA MELHORAR

O desenvolvimento de pessoas requer investimento em treinamento para que os funcionários atendam melhor e se sintam motivados

O que não pode faltar na empresa que quer manter a equipe em desenvolvimento é vasta oportunidade para treinamentos. Sumaia H. Tomas, consultora de gestão de talentos da Right Management, afirma que os treinamentos em vendas de modo geral sempre são bem-vindos. "É preciso que o empregado conheça as ferramentas de vendas, como abordar o cliente, ajudá-lo na decisão, além de saber lidar com diferentes situações e clientes (ter flexibilidade) e gerenciar os conflitos impostos no dia a dia." A psicóloga Márcia Dolores alerta para a importância dos preparos para que todos os funcionários estejam a par do modelo de atendimento da empresa. Isso exige mais treinamento. Além desses que são considerados básicos, existem os técnicos, que permitem ao funcionário conhecer melhor o que vende e o preparam para transmitir com clareza ao cliente as informações e os benefícios dos diferentes produtos. Há, também, treinamentos direcionados à questão motivacional e comportamental. Segundo Sumaia, estes são importantes para dar continuidade ao bom atendimento, fidelizar o cliente e auxiliar no trabalho em equipe. Fernando Monteiro, diretor da Human Brasil, acrescenta que muitos desses cursos ajudam na comunicação e, consequentemente, facilitam o trabalho na medida em que exigem menos esforço na solução de problemas e melhor relacionamento entre os componentes de uma equipe. Além da preocupação com a capacitação do funcionário, ferramentas simples podem facilitar a vida de quem está no atendimento direto ao cliente. Um dos exemplos clássicos é o sistema de cadastramento do consumidor - histórico de produtos comprados por ele, muito eficaz no caso de o cliente não se recordar de uma marca ou mesmo do produto adquirido em outra compra. O catálogo dos itens comercializados é outra ferramenta que auxilia no atendimento. As informações devem estar acessíveis para qualquer consulta do cliente e, além da clareza, tais informações devem trazer detalhes como regras para solicitação de troca de produtos, por exemplo, o que facilita o trabalho e não sobrecarrega os atendentes da loja.
 
Fonte: Guia da Farmácia - Claudia Manzzano

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