Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 14 de abril de 2011

DEU QUÍMICA

A belga Solvay, gigante química que fatura E 7 bilhões no mundo, tinha uma participação que poderia ser considerada tímida no mercado brasileiro até a semana passada. Mas a compra da rival francesa Rhodia, anunciada na segunda-feira 4, por E 3,4 bilhões, um prêmio de 50% sobre o valor da ação, mudou esse cenário.
A operação cria uma líder europeia no setor químico, com vendas de E 12 bilhões, sendo que 40% dessa receita virá de países emergentes. No Brasil, onde a Solvay tinha uma estrutura muito menor do que a Rhodia, o portfólio de especialidades químicas vai crescer seis vezes, já que a empresa adquirida comercializa 35 tipos de produtos e o número de fábricas passará de uma para seis. O executivo-chefe da Solvay, Christian Jourquin, comandará o grupo após a conclusão do negócio, no fim do terceiro trimestre.
Com um leque maior de produtos para ofertar, a Solvay se tornará fornecedora de uma gama mais ampla de indústrias, entre elas as de cosméticos e de tecidos. Até aqui, sua principal atuação no País era a venda de PVC para fabricantes de materiais de construção e de embalagens plásticas.
“Como as duas empresas não produzem os mesmos itens, não haverá canibalização”, diz Osmar Sanches, analista da consultoria Lafis. Para ele, a aquisição de uma empresa do porte da Rhodia, mesmo endividada, pressupõe que os belgas têm o apetite e o fôlego financeiro necessários para investir em estrutura e se beneficiar do cenário positivo traçado para o setor no País.
Com a descoberta da camada pré-sal, o custo de produção local deve se tornar mais competitivo , devido ao aumento de oferta de petróleo – de onde se origina o nafta, matéria-prima das indústrias químicas. “A descoberta do pré-sal mudou a visão das empresas”, diz João Luiz Zuñeda, diretor da consultoria MaxiQuim. “Na última década, a Solvay apostou mais na Ásia do que no Brasil, porque encontrou matéria-prima a custo melhor.”

fonte: Jornalista: Érica Polo
http://www.alanac.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6135&catid=:noticias-do-setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário