Só Templates

Créditos



Layout by



sexta-feira, 1 de abril de 2011

ANVISA PROIBE USO, COMERCIALIZAÇÃO E IMPORTAÇÃO DO EMAGRECEDOR DIETRINE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, a importação, a distribuição e o uso do emagrecedor Dietrine, que nunca teve registro junto ao órgão. O emagrecedor, segundo a Anvisa, é fabricado e importado por empresa desconhecida. A determinação foi publicada ontem, no Diário Oficial da União.
Para que um produto seja registrado como medicamento, é preciso que a Anvisa o aprove em relação à eficácia e à segurança. Não se sabe desde quando o Dietrine está sendo vendido no Brasil, e acredita- se que entre no país por meio de contrabando.
— Na realidade, esse medicamento não existe do ponto de vista médico, nunca existiu nas farmácias — explica Airton Golbert, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:
— Não é uma medicação que tenha estudos clínicos.
Anvisa discute proibição de outros remédios
Segundo Golbert, produtos como Dietrine encontram mercado por conta da falta de informação de alguns consumidores. — Algumas pessoas que têm dificuldade de emagrecer querem uma pílula mágica. Nós somos contra a automedicação — alertou, ressaltando a importância do companhamento profissional.
Paralelamente, a Anvisa e a comunidade médica discutem a possível proibição de outros remédios para emagrecer: a sibutramina e os anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol).
— Esses são comprovados clinicamente — disse Golbert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário