Só Templates

Créditos



Layout by



sábado, 22 de maio de 2010

SUSTENTABILIDADE

por Profa. Bárbara Valle Horvat - sábado, 15 maio 2010, 22:55

'As comunidades sustentáveis desenvolvem seus modos de vida no decorrer do tempo, mediante uma interação contínua com outros sistemas vivos, tanto humanos quanto não-humanos. A sustentabilidade não implica uma imutabilidade das coisas. Não é um estado estático, mas um processo dinâmico de coevolução'.

A que conclusões pode nos levar essa afirmação? Como nos tornamos autônomos, auto-sustentáveis?

_______________________________________________________________________________


Somos interdependentes uns dos outros. Ninguém sabe tudo de tudo. O que temos são inúmeras formiguinhas, cada uma com algumas habilidades e alguns conhecimentos. Uns mais, outros menos. O processo evolutivo de aperfeiçoamento e crescimento consiste em partilhar esse saber entre as inúmeras partes que formam o todo, para assim, almejarmos o próximo degrau, o próximo desafio, os novos conhecimentos. Nossa autonomia e auto-sustentabilidade são relativas, tem limites, no entanto, como no texto, esses limites não são limitadores, mas compartilhadores, pois são limitados à organização mas abertos ao fluxo contínuo de aprendizagem.


Isso me faz lembrar do meu discurso quando contrato alguém lá na empresa. - Não preciso só de letrinhas As, nem só de Bs, nem só de Cs. Preciso sim, um pouquinho de cada uma para que juntos, cada um com sua habilidade, suas experiências e afinidades, possamos gerar o resaultado esperado. Fazendo cada um o que mais gosta, fazendo bem feito e com satisfação.

by Luciano Steffen

Nenhum comentário:

Postar um comentário