Só Templates

Créditos



Layout by



sábado, 22 de maio de 2010

O SENTIDO DAS COISAS

por Profa. Bárbara Valle Horvat - sábado, 15 maio 2010, 22:53

'É assim que a ascensão da consciência feminista e o movimento pela sustentabilidade ecológica associam-se para provocar uma profunda mudança do pensamento e dos valores – dos sistemas lineares de extração de recursos e acumulação de produtos e resíduos para os fluxos cíclicos de matéria e energia; da fixação nos objetos e nos recursos naturais para a fixação nos serviços e nos recursos humanos; da busca da felicidade através dos bens materiais para o encontro da mesma felicidade nos relacionamentos calorosos'.

Até que ponto e como, diante da necessidade de sobrevivência num sistema de aparências e de imposição de competência, podemos desenvolver sensibilidades e apostar numa relação cooperativa e mais consistente com os outros e com a vida?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sentido das Coisas...não tenho como não ler e não me apaixonar pelas colocações de todos! Aqui, nesse fórum, nessa cadeira, estamos verdeiramente "desconstruindo" (ao menos debatendo) uma concepção impregnada em nossas consciências de longa data. A concepção dos valores de consumo! Onde o mais importante é o carro do ano, o mais importante é o marido "saradão" ou a esposa "gostosona", o mais importante é a propriedade de altíssimo valor e assim por diante. O "ter" a frente do "ser"! Várias são as técnicas utilizadas por essa sociedade consumista desenfreada, e a maior delas, sem dúvida, os meios de comunicação. Todos eles, que exaltam a cada instante cada maravilha de conquista de fulano ou beltrana. No entanto, podemos perceber o início de uma mudança de concepção, em ambientes como esses. Algumas vozes isoladas, outras tímidas, mas que se multiplicam. Obviamente, não se transformará o mundo da noite para o dia, tão pouco se partirá de um extremo a outro...teremos sim, um maior equilíbrio, onde se pensar no ser humano, nas suas necessidades morais, espirituais e psicológicas será também importante. Vivemos hoje, uma grave e profunda crise de identidade e de valores. Temos de repensar...refletir....revigorar. O ser humano não nasceu para viver isolado. Sua psique necessita do convívio dos seus pares e, mudando o enfoque dos valores que interligam as pessoas, mais facilmente conseguiremos interagir mais fraternal e respeitosamente com cada um que nos cerca. A essência do ser humano é rica de amor e de bondade, no entanto, mais fácil é perpetuar os atropelos morais, que não exigem esforço de renovação. O fundamental é o pensar, o sentir e o agir de uma forma moralmente elevada.

by Luciano Steffen

Nenhum comentário:

Postar um comentário