Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 5 de junho de 2011

UNIÃO EUROPEIA E CHINA VETAM USO DE BISFENOL

A importação e venda de mamadeiras que contenham bisfenol a(BPA) está proibida a partir de hoje em todos os países da União Europeia. Também hoje entra em vigor na China uma lei que proíbe a produção de frascos para alimentação infantil que contenham o químico. Presente no policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente, e também na resina que reveste latas de alimentos, o BPA simula no organismo a ação do hormônio estrogênio,podendo causar desequilíbrio no sistema endócrino.
Estudos em animais mostram inúmeros efeitos danosos, mas os resultados em humanos são inconclusivos. Não se sabe se há riscos à saúde nas quantidades permitidas pela legislação. Mas especialistas concordam que a gestação e os primeiros dois anos de vida são os períodos de maior vulnerabilidade, pois os bebês estão em rápido desenvolvimento e têm pouca massa.
O BPA já foi banido no Canadá, na Costa Rica, na Malásia e em pelo menos 11 Estados americanos. No Brasil, a proibição do químico está em discussão no Congresso. Em abril, a Justiça determinou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamentasse em 40 dias a inclusão de um alerta sobre a presença da substância nas embalagens dos produtos. A agência conseguiu prorrogar o prazo até agosto e está recorrendo da decisão.

fonte: O Estado de S. Paulo, Karina Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário