Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 9 de junho de 2011

ROSUVASTATINA GENÉRICA PROIBIDA

Farmacêutica ganha outra liminar contra genérico ( Folha de S.Paulo )

Ter, 07 de Junho de 2011 10:37

07/06/2011 - Após entrar na Justiça contra a Anvisa e as farmacêuticas Torrent e Germed, a multinacional AstraZeneca acaba de obter liminar que impede a EMS de comercializar as versões genérica e similar de um produto para o tratamento de colesterol.

Essa é a quarta vez que a companhia tenta barrar concorrentes.

A AstraZeneca é dona da patente da formulação da rosuvastatina, ou seja, da maneira como o medicamento é elaborado. Mas o principio ativo do produto, isto é, a rosuvastatina pura, já foi liberada e passou a ser desenvolvida por outras empresas.

Desde então, a AstraZeneca entrou na Justiça com o argumento de que as concorrentes ferem a patente e utilizam formulação semelhante.

"As formulações da Torrent, da Germed e da EMS têm indícios fortes de que infringem a patente. Fizemos análise", informa a empresa.

A companhia conseguiu liminares contra Torrent, Germed e Anvisa, que foram revogadas. Ainda não foi concluída uma perícia que aponte ou afaste a violação da patente de formulação.

"Até hoje não existe decisão de mérito dizendo que os produtos dessas empresas não infrinjam a nossa patente", diz a AstraZeneca.

"Há abuso de mitigação. A AstraZeneca atrasa o acesso do consumidor a um medicamento que pode ser até 50% mais barato", diz Odnir Finotti, da PróGenéricos.

A EMS informou que "ainda não recebeu informação sobre a nova ação".

Fonte: www.alanac.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário