Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 2 de março de 2011

AUMENTO PREÇO MEDICAMENTOS 2011

Remédios deverão ficar mais caros neste mês 

O consumidor já pode ir se preparando para apertar ainda mais o seu orçamento familiar. O próximo reajuste, que deverá inflacionar o seu bolso, deverá ser sentido nas farmácias. O percentual de aumento no preço dos medicamentos previsto para este ano ainda não foi calculado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a estimativa é de que ele ocorra nos próximos 30 ou 40 dias, conforme informações da própria entidade.

De acordo com a assessoria de imprensa da Anvisa, anualmente, no mês de março, são feitos os estudos dos cálculos dos índices que irão compor o reajuste. Provavelmente, de acordo com a assessoria, a divulgação sairá ainda neste mês ou nos primeiros dias de abril.

A lista de remédios que serão atingidos com o aumento também não é conhecida, por enquanto. Isso só será possível após o fim do levantamento, e mediante aprovação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), da Anvisa.

No ano passado, a elevação máxima chegou a 4,83%, e entrou em vigor no último dia de março. Na época o rol de medicamentos era constituído por mais de 18 mil produtos. A lista não continha fitoterápicos e homeopáticos.

Há um ano, houve uma divisão de três categorias de reajustes, conforme a participação dos genéricos. Para as classes com participação igual ou superior a 20%,o índice de reajuste foi de 4,83%; para as com percentual entre 15% e 20%, foi de 4,64%; e da classe, com participação de genéricos abaixo de 15%, o aumento foi de apenas 4,45%. Em 2009, também no mês de março, o teto do reajuste ficou em 5,9%. A majoração incidiu em quase 20 mil tipos de medicamentos

Fonte: ( Diário do Nordeste - Fortaleza )

Um comentário:

  1. Existe um site www.maispreco.com que ajuda na comparação dos preços dos medicamentos. No meu caso, encontrei o remédio que procurava pela metade do preço que pagava.

    abs

    ResponderExcluir