Só Templates

Créditos



Layout by



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

OS NUMEROS NÃO MENTEM. MESMO?

É senso quase comum a máxima usada com frequência no mundo corporativo: números não mentem. Estatísticas são frias, não se discute com elas. Mas será que é assim?

Há muito diretor se deixando enganar pelos números. Nada melhor do que um belo discurso na reunião com a equipe de vendas, na presença da alta cúpula da empresa, para dizer que "as vendas cresceram 29,7% em relação ao período anterior". Mas o que efetivamente esta informação tem de interessante? Diversas variáveis podem tornar este número absolutamente pífio. Por exemplo: qual foi a margem de lucro gerada pelas vendas deste ano? Outra: qual o índice de satisfação dos clientes que compraram mais? Será que este índice sustentará as vendas e, mais importante, o nome da empresa num futuro próximo? Mais uma: qual o nível de inadimplência do período? Perceba como números não são tudo. O que realmente importa é saber interpretá-los, inserindo-os num contexto mais amplo e honesto, onde cada componente da equação ou do gráfico corresponda a outros belos e vistosos resultados. Mais ainda: mesmo que todos estes indicadores sejam positivos, há que se analisar se os propalados 29,7% são assim tão excelentes se o mercado tiver crescido, hipoteticamente, mais de 50%. Outro exemplo é quando a empresa está em um programa de redução de custos. Dizer que se reduziu 35% da folha de pagamento pode encher os olhos dos acionistas. O que precisa ser analisado é quem foi embora e quem ficou. Será que os 65% de custo com pessoal que restaram implicam em talento e potencial humano necessários para fazer a empresa retomar o rumo e voltar a crescer? Que critérios foram utilizados para se efetuar este corte? Portanto, não se deixe enganar. Seja mais perspicaz quando lhe entregarem o próximo relatório. Pode ser que você esteja caindo num conto do vigário e ainda pagando caro para quem lhe traz números que escondem uma realidade nada agradável

Por  Marcos Senghi Soares em Tálanton
Fonte: http://guiadafarmacia.com.br/gestao-merchandising/0/numeros-nao-mentem-mesmo-194616-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário