Só Templates

Créditos



Layout by



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DIANÉTICA

Método avalia influência de experiência negativas do passado em nossa personalidade



A dianética é um método terapêutico que estuda o funcionamento da mente humana

Você certamente já se viu numa situação em que perdeu o controle e expôs sentimentos de irritação, angústia ou tristeza aparentemente inexplicáveis. Isso se dá porque, na maioria das vezes, nosso comportamento emocional está regido por experiências que tivemos no passado e que nos condicionam a agir de maneira automática diante de estímulos presentes. Esses estímulos nada mais são do que gatilhos que disparam emoções escondidas no fundo de nossas mentes, nos levando a agir com medo, insegurança, agressividade, intolerância.

Desenvolvida por L. Ron Hubbard, a dianética é um método terapêutico que estuda o funcionamento da mente humana e explica o motivo pelo qual tais experiências negativas ou traumáticas têm influência direta no comportamento atual, mesmo que inconscientemente.

Segundo Hubbard, a mente está dividida em duas partes: a analítica, que envolve o lado racional e da inteligência; e a reativa, parte subconsciente que grava e armazena dores físicas, mágoas, sofrimentos e medos sentidos durante a vida. Com esses dados, a mente reativa comanda os pensamentos e as atitudes do presente. Assim, é possível explicar por que frequentemente temos atitudes que não correspondem à nossa vontade ou personalidade.

— Essas situações aparentemente inexplicáveis são típicos exemplos da mente reativa atuando abaixo do nível consciente do indivíduo — esclarece Lucia Winther, especialista em dianética e presidente da Editora Ponte, que publica a obra de Hubbard no Brasil.

— No momento em que alguma situação presente remete uma pessoa a um acontecimento passado que gerou dor e sofrimento, ela desencadeia toda a experiência daquele momento negativo. De maneira inconsciente, estímulos presentes geram uma reação automática baseada no mesmo padrão — completa.

A dianética evidencia e libera esses processos inconscientes, nos conduzindo a uma vida muito mais plena. A técnica possibilita a constatação e o alívio de dores e sofrimentos registrados na mente reativa.

— Nosso dia-a-dia terá mais momentos felizes, porque não estaremos sendo guiados por esses fatores que despertam os sentimentos negativos — afirma Lucia.

— A dianética nos ajuda a adquirir cada vez mais conhecimento sobre nós mesmos. Esse autoconhecimento, ou seja, a percepção desses padrões de influência negativa em nossos comportamentos, nos conduzem a uma ressignificação de nós mesmos, levando a uma experiência de vida mais feliz.

Os conhecimentos da dianética foram publicados por Hubbard em diversos livros, entre os quais o mais famoso é o best-seller Dianética: O Poder da Mente sobre o Corpo, lançado em 1950. Traduzido para mais de 50 idiomas e disponível em cerca de 150 países, o livro já vendeu mais de 21 milhões de cópias em todo o mundo. Na obra, o escritor descreve a mente reativa, bem como explica seu efeito sobre as pessoas.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3144491,Metodo-avalia-influencia-de-experiencia-negativas-do-passado-em-nossa-personalidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário