Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 19 de dezembro de 2010

NOVO MÉTODO CONTRACEPTIVO

Opção à laqueadura, novo método contraceptivo dispensa cirurgia

Rede pública ainda não oferece essa opção de tratamento em todos os Estados

Hoje em dia, a preocupação com a rotina de trabalho faz com que muitas mulheres adiem o plano de ser mãe ou até mesmo desistam da maternidade. Com isso, cresce o interesse pelos métodos contraceptivos. Recentemente foi divulgado o lançamento de uma nova opção de tratamento, conhecido como Essure.

Trata-se de um microimplante macio e flexível de apenas quatro centímetros feito de titânio e níquel que, introduzidos pela vagina, são colocados em cada uma das tubas uterinas sem nenhuma incisão, o que possibilita que a paciente retorne às suas atividades normais logo após o procedimento, que é irreversível.

Segundo o ginecologista Sérgio Rocha, especialista do Consultório Bem-estar, a principal diferença entre o modelo tradicional e o novo modelo é a via de acesso à trompa de Falópio.

— Neste caso, o acesso é feito pelo interior do útero com um aparelho chamado histeroscópio em vez da laparoscopia que é a via umbilical da laqueadura — explica.

A eficácia do procedimento chega a 98% dos casos. O custo do método, no entanto, é alto, em torno de R$ 2 mil, e por enquanto, a rede pública de saúde não oferece o procedimento em todos os Estados

O médico explica que nos três primeiros meses é necessário o uso de algum outro método contraceptivo, pois é neste período que o organismo criará uma barreira natural que impedirá o encontro do óvulo com o espermatozoide. Após exame radiológico para confirmar a oclusão das tubas uterinas, a mulher pode suspender o uso de outro método contraceptivo.

O ginecologista José Bento de Souza acredita que o novo método veio para ajudar as mulheres pela praticidade e por ser mais eficaz que a laqueadura cirúrgica.

— Indiquei o procedimento para várias pacientes e elas se interessaram bastante. Quando explico a diferença entre este novo método e a videolaparoscopia, todas optam por este novo método — afirma.

— As vantagens em relação à colocação sem necessidade de anestesia, internação hospitalar ou cortes são as mais importantes — ressalta a obstetra Bárbara Murayama.

Desde 2009, a Daniella de Batista Depes, encarregada do Setor de Endoscopia Ginecológica do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo realiza o procedimento no ambulatório do hospital com excelentes resultados.

— Sempre tive interesse no método por achar muito prático, eficaz e sem inconvenientes para a mulher. Os resultados têm sido excelentes, os mesmos no cenário mundial — diz.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3145709,Opcao-a-laqueadura-novo-metodo-contraceptivo-dispensa-cirurgia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário