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sábado, 23 de outubro de 2010

TURNOVER

É a rotatividade de pessoas dentro da organização.
Atualmente as empresas passaram a se preocupar mais com essa rotatividade, visto que gera custos, investe-se tempo em recrutamento, seleção e treinamento.
No entanto, uma alta rotatividade de funcionário pode se iniciar justamente no processo de recrutamento e seleção, quando um candidato pré avaliado como apto para a função, no período de experiência demonstra ser errada essa visão.
Outros fatores que contribuem para um turnover alto estão ligados a ambiente de trabalho, condições salariais, localização da empresa, carga horária e outro emprego.
Frederick Herzberg já cita em seus estudos os chamados fatores higiênicos. São fatores dentro da organização que por sí só não trazem felicidade ao funcionário, mas sua ausência repercute muito negativamente. A insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo.
Importante a organização olhar para si mesma, se auto-avaliar e procurar implementar um ambiente saudável, focado nos fatores de Herzberg.
Outra ferramenta que pode-se utilizar par avaliar as condições da empresa é a chamada entrevista de desligamento. Nessa oportunidade, um questionário bem pontuado pode mostrar tópicos importantes para avaliação posterior e aperfeiçoamento.

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