Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

AUMENTA LINHA DA FARMÁCIA POPULAR

Governo inclui fraldas geriátricas e novos medicamentos no ‘Farmácia Popular’

Fraldas geriátricas e 09 novos medicamentos serão vendidos em farmácias e drogarias com subsídio do governo federal. Os produtos serão disponibilizados por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, conforme determina a Portaria 3.219, de 20/10/10, publicada nesta manhã (21/10) no Diário Oficial da União (D.O.U). O governo subsidia 90% do valor, e o paciente arca com os 10% restantes.

Para adquiri-los, o consumidor, levando consigo um documento com foto, CPF e receita médica, deve procurar um dos estabelecimentos conveniados ao programa. As 13.152 farmácias e drogarias da rede privada conveniadas com programa já ofereciam remédios com 90% de desconto para diabetes, hipertensão, colesterol, gripe e anticoncepcionais. Agora, foram incluídos medicamentos para asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estima que mensalmente 1 milhão de pessoas serão beneficiadas pela inclusão dos novos produtos. A ampliação do programa vai custar ao governo R$ 267 milhões por ano. Temporão afirmou que a lista de novos medicamentos foi definida de acordo com levantamentos sobre doenças com maior número de prescrições na rede de saúde.

FRALDAS GERIÁTRICAS

A expectativa é de que a oferta de fraldas geriátricas beneficie 40 mil brasileiros, todos os meses. Para comprar fraldas, será necessário apresentar o CPF, documento de identidade com foto e a receita médica. Cada paciente poderá comprar, no máximo, 40 fraldas - a cada 10 dias. "Levantamentos indicam que esse é o consumo médio por paciente", afirmou o ministro. Através do programa, o pacote com 10 unidades deverá custar R$ 0,71.

Fontes: O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Agência Brasil e Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário