Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 10 de agosto de 2010

PEQUENAS FARMÁCIAS SÃO A MAIORIA

Segundo a Abafarma, o segmento de farmácias independentes envolve mais de 55 mil unidades pelo país, portanto, o atacado da área de medicamentos observa com atenção esse perfil de cliente. De acordo com reportagem do DCI, as grandes corporações somam pouco mais de 3 mil lojas. Sendo assim, as farmácias independentes não devem perder espaço, pois ainda são a maioria no País. A reportagem ainda explica que, além de ser uma demanda cativa para as atacadistas, o varejo independente vem passando por um processo de expansão. O aumento da renda das classes C e D aqueceu o mercado, favorecendo a abertura de novos negócios, entre eles farmácias e drogarias.

Guia da Farmácia

Diferente daquilo que pensam muitos proprietários de farmácias e analistas do "mercado", de acordo com a reportagem acima, pode-se perceber que é impossível uma total convergência para "grandes" conglomerados. O pequeno sempre terá espaço justamente em virtude da necessidade da sua existência! As redes não tem interesse nem alcance em todas as regiões, e é ai que entra a farmácia independente.
O que se tem observado muito nos últimos 5 ou 10 anos, são ações de cooperativismo e/ou franquias. Esse tipo de ação ajuda muito o pequeno, pois assim, ele consegue criar um grupo de volume de compras e melhores condições de negociação junto aos fornecedores.
Na minha opinião, em nosso setor, da indústria à farmácia de fato, descontos deveriam ser "totalmente" proibidos. Assim, seria mais fácil para os clientes encontrarem aquela farmácia de sua preferência em virtude do atendimento. No entanto, o que vemos por ai, ao menos aqui em Porto Alegre, são alguns queimadores de preço, e isso, cria uma certa turbulência no mercado e um desequilíbrio de forças.
A pequena farmácia ou a independente, tem de focar suas ações no contato diferenciado com seu cliente, criando um vínculo emocional e carismático o qual fixa o cliente. Buscar ter promoções e agregar com boas negociações, aliado a boas técnicas de exposição são outras ferramentas de destaque.
Para conseguir esse destaque no relacionamento, fundamental ter uma equipe com perfil de envolvimento. De nada adianta um forte trabalho do proprietário se sua equipe de apoio não tiver esse perfil. E, encontrar esses profissionais no mercado é raro! Por isso aqueles que já os encontraram devem saber conduzir sua equipe como retenção de talentos. Vender é importante, mantém a empresa viva, porém, ter funcionários de relacionamento é importantíssimo para ter clientes para quem vender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário