Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 3 de agosto de 2010

A PEDIDO 1

SOBERBA




"De acordo com o dicionário Aurélio: orgulho excessivo: arrogância"

Quem não conhece um soberbo em sua vida? Seja aquele colega de escola/faculdade, um colega de trabalho, um vizinho, um amigo. Enfim, sempre temos alguém com essa característica chatinha. Soberba.

O soberbo tem uma necessidade compulsiva de estar no pedestal. Ele é o centro do universo, um rei e, como não poderia deixar de ser, é sempre aquele que acredita estar sempre certo, o dono da razão.

Em qualquer ambiente onde há um soberbo, fica extremamente difícil se compor um espírito de grupo ou crescer para a formação de uma equipe. Isso porque nosso amigo(a) tende sempre a despertar seu lado arrogante e aí, cria um desconforto aqueles que com ele convivem.

Importante a pessoa ter lucidez para perceber esse seu lado negativo e passar a trabalhá-lo. O apoio de amigos e familiares, ou até mesmo de um terapeuta podem ser muito uteis para que essa pessoa possa passar dessa altivez desenfreada, para um convívio mais harmônico e equilibrado com o seu grupo.

Ocorre, no entanto, que pessoas com essa característica, na maioria das vezes ficam isoladas e solitárias, visto que, ninguém as suporta. Aqueles que convivem com um soberbo, o fazem por extrema necessidade, seja profissional ou familiar, mesmo assim, o perfil desagragador tende sempre a gerar muitos conflitos que, em casos extremos significa ser abandonado por seus subordinados e familiares também. Não é incomum empresas que tem alto índice de rotatividade em determinado departamento terem um chefe soberbo que expressa isso por sua arrogância. "Não dá pra trabalhar com aquele cara ele não escuta ninguém"! Geralmente é o que dizem quando questionados do porque de seu desligamento.

Para nós que convivemos com um soberbo ou uma soberba no nosso dia-a-dia nos resta ter muita paciência, jogo de cintura e extremo amor. Características que obviamente serão interpretadas como nada mais que o normal para termos hehehe, mas nós sabemos o quanto é difícil. Temos de nos desapegar do nosso orgulho e do nosso "eu" para não levarmos para o lado pessoal as atitudes empreendidas pelos soberbos. Quando gostamos mesmo, e temos discernimento para perceber o sofrimento em que nosso amigo(a) se encontra, passamos a desenvolver habilidades que os incentivem à evolução e ao aperfeiçoamento. Até porque, eles não se apresentam em nosso caminho gratuitamente! Uma razão existe. Nosso auto-aperfeiçoamento através do amor e da paciência!!!

Obviamente, caso você tenha um chefe ou colega assim e já tentou de tudo mas não funcionou e você está se sentindo esmagado, deprimido com a situação, revise seus objetivos, avalie melhor onde você quer chegar e os caminhos. Não existe uma única empresa, um único grupo...Acredite em você e nas suas potencialidades. Pense, avalie o mercado, ative sua rede de contatos, envie e-mails e, quando a oportunidade certa surgir...faça acontecer!

Mas lembre: Não vá ser um soberbo também e se achar o melhor do mundo!

$uce$$o

Dê sua opinião...será muito bem-vinda!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário