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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Hypermarcas compra Neo Química e cria 3º maior laboratório brasileiro

A Hypermarcas anuncia que finalizou acordo para aquisição do Laboratório Neo Química, em transação que cria o terceiro maior laboratório de capital brasileiro e o quarto maior em operação no país. A empresa, que já era líder em medicamentos de isentos de prescrição (OTC), promove agora sua entrada no mercado de genéricos e similares com a marca Neo Química.

O negócio está estimado em cerca de R$ 1,3 bilhão. A Hypermarcas pagará R$ 687 milhões, em três parcelas anuais, aos atuais controladores do Neo Química, que também receberão 17,5 milhões de ações ordinárias a serem emitidas. Ao final da transação, os controladores do Neo Química deterão 7,3% do capital total da Hypermarcas e participarão do bloco de controle da empresa.

“Com a aquisição, nossa unidade de negócios Farma terá o mais completo portfólio do mercado, com a divisão DM em medicamentos OTC, divisão Farmasa em medicamentos de prescrição e, por fim, Neo Química em genéricos e similares”, disse o CEO da Hypermarcas, Claudio Bergamo.

Fundado em 1959, o Neo Química foi um dos primeiros laboratórios a obter registro para produzir e comercializar medicamentos genéricos no Brasil. Em 2009, o laboratório inaugurou uma das mais modernas fábricas do país, em Anápolis, Goiás. O faturamento bruto anualizado para 2009 totaliza R$ 380 milhões, com EBITDA (lucro antes de impostos, depreciações e amortizações) de cerca de R$ 95 milhões.

Segundo nota à imprensa, a Hypermarcas é líder em medicamentos OTC e o Neo Química é líder em medicamentos genéricos e similares. Após a aquisição, o setor de Medicamentos deve representar 40% do faturamento total da Hypermarcas. O setor de Beleza e Higiene Pessoal deve responder por outros 40%. Alimentos e Higiene e Limpeza, combinados, devem contribuir com os 20% restantes.

“Completamos cinco aquisições no ano, com valor total de cerca de R$ 2 bilhões, em linha com a estratégia anunciada durante a oferta pública de ações, em julho deste ano”, finaliza Bergamo.

A seguir, principais operações realizadas em 2009:

Distribuição pública de ações (follow-on). Pouco mais de um ano após seu IPO, a Hypermarcas realizou em julho de 2009 nova distribuição pública primária e secundária de ações, com captação bruta de R$ 793,5 milhões.

Expansão em higiene pessoal – Hydrogen. Em setembro, comprou a totalidade dos ativos relacionados ao negócio de cosméticos licenciados sob as marcas Disney e Warner Brothers (associados à marca Hydrogen), para o segmento infanto-juvenil.

Estreia no mercado de descartáveis – Pom Pom. Anunciou a compra, em 1º de outubro, da Pom Pom Produtos Higiênicos Ltda, fabricante de fraldas descartáveis e absorventes, sob as marcas Pom Pom, Bigfral, Piui e Bigmaxi, dentre outras.

Entrada no mercado de preservativos – Jontex e Olla. Em 7 de outubro, a Hypermarcas assinou acordo com a Johnson & Johnson para a aquisição da área de fabricação de preservativos da marca Jontex. No mesmo dia, comprou, junto à Indústria Nacional de Artefatos de Látex S.A. (INAL), as marcas de preservativos Olla, Lovetex, Microtex, dentre outras.

A Hypermarcas informa ainda que é a empresa que possui o portfólio de bens de consumo mais completo do Brasil nos segmentos em que atua – Medicamentos, Beleza e Higiene Pessoal, Higiene e Limpeza e Alimentos. De capital nacional, sua história começou em 2002. Hoje, tem em seu portfólio marcas como Assolan, Monange, Paixão, Risqué, Lucretin, Benegrip, Apracur, Doril, Lisador, Engov, Gelol, Zero-Cal, Pom Pom, Olla, Bozzano e Cenoura & Bronze

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