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sábado, 13 de fevereiro de 2010

Equipe engajada também dá lucro à empresa

Você sabe quanto custa manter uma equipe de trabalho desmotivada? Segundo pesquisa do Instituto Gallup sobre a falta de engajamento da força de trabalho, funcionários desmotivados e pouco comprometidos com a empresa em que trabalha custam ao Brasil cerca de US$ 39 bilhões por ano, o equivalente a 4% do PIB.


Se olharmos de forma mais ampla, veremos que a crise abala a todos os países e que essa perda na França representa 5,8%; na Alemanha, 4,2%; no Reino Unido, 2,9% e nos EUA, 2,0%. Para todos eles, funcionário desmotivado é sinônimo de baixa produtividade e resultados insatisfatórios.


Os males de uma relação abalada entre funcionários e empresa podem gerar fofoca, desgosto pelo trabalho, indisciplina, falta de capacidade para execução, paralisia para adquirir conhecimento e falta de foco para o lucro. O colaborador desmotivado contribui para que toda uma equipe se desmotive, o que afeta diretamente os resultados da empresa.

Pesquisas apontam para um dado importante: funcionários desmotivados utilizam apenas 8% de sua capacidade produtiva, enquanto funcionários motivados apresentam 60% de produtividade.

As farmácias e drogarias têm elaborado projetos de reforma, investido em tecnologia e equipamentos, marketing etc, visando alcançar maior faturamento e lucratividade, mas esquecem-se do que é mais importante: o capital humano.

Aí é que cometem um grande erro. Pense nisso e ponha em prática as formas dinâmicas de aproximação e envolvimento dos colaboradores. Tem dúvidas de como proceder? É só mandar suas perguntas para nós, que estamos prontos para lhe ajudar.


VALE LEMBRAR QUE:

• É hora de valorizar o seu maior patrimônio - os colaboradores.

• As corporações que ganharam prêmios de qualidade e de lucratividade na última década têm duas coisas em comum: todas investiram na satisfação de seus empregados e contam com o empenho e a motivação de mais de 70% de seu quadro de funcionários.


• É preciso investir em qualidade de trabalho para seus funcionários. Isso não é uma questão de luxo, e sim de necessidade. Já foi comprovado que um ambiente profissional desagradável provoca perdas em produtividade e, consequentemente, em faturamento para a drogaria. Quanto menor o desgaste no ambiente de trabalho, melhor para o empregado e também para a empresa.


• Se uma empresa investe em programas de qualidade de vida, as perdas de produtividade e absenteísmo são drasticamente reduzidas, gerando lucro e retorno de investimento.

• Ao contrário do que possa parecer, não há necessidade de grandes alterações para tornar a empresa um local agradável aos funcionários.


• Às vezes, uma simples correção na postura das chefias já traz resultados bastante positivos.

Silvia Osso -  palestrante e consultora especializada em treinamento, desenvolvimento e marketing de varejo; é autora do livro Atender Bem dá Lucro e do dvd Etiqueta Empresarial.

Fonte: Guia da Farmácia

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