Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 6 de agosto de 2009

OS SETE PECADOS CAPITAIS - II


AVAREZA


Segundo o dicionário Luft: "Apego sórdido ao dinheiro"


Ter uma reserva financeira e, pensar no dia de amanhã, tendo uma segurança é algo bom e muito positivo! Viver EXCLUSIVAMENTE em função do dinheiro, isso sim, faz muito mal ao ser humano. Mal às suas relações e mal ao seu próprio corpo físico.


Pois bem, na minha humilde concepção, leiga, o avarento não passa de um doente e sofredor. Uma pessoa que necessita compulsivmante amealhar bens, possuir riquezas materiais e, de forma alguma, desperdiçar 1 centavo que seja. Alguém que tem dificuldade de encontrar prazer em quealquer atividade que envolva "custo financeiro".


Não sou psicólogo, mas qualquer um percebe que excessos fazem mal, sejam eles para um lado ou para o outro. Esbanjar é ruim, ser ganancioso e sovina também o é.


Essa ganância e sovinice escondem na verdade um sofrimento interior. Uma ausência, uma falta que nosso amigo(a) avarento tendem a buscar compensação no "ter" e "possuir" cada vez mais.
Esse "amor" desenfreado ao dinheiro faz com ele nunca possa usufruir o que acumulou pois não pode gastar! Imaginem o sofrimento dessa criatura!!


Nos quadrinhos sua figura é facilmente reconhecida no tio Patinhas!


O Ganancioso/Avarento está sempre inseguro e insatisfeito, pois nunca sabe se conseguirá manter seu dinheiro e também não consegue sentir-se pleno com o que já tem. Constante insatisfação, gerando um círculo vicioso de querer sempre mais e mais.


Se você não convive com um ganancioso(a)/avarento(a) sinta-se feliz, pois que convive com um sofre junto e se machuca junto. Geralmente os relacionamentos tornam-se de tal forma insuportáveis que a separação é um caminho comum. Por ter dificuldade de externar amor a qualquer coisa que não seja dinheiro, seu filhos também sofrem pela ausência de seu amor. Falo aqui de um amor de sentimentos, de presença de trocas...algo que o avarento tem profundas limitações.


Mas, como em toda dor, há sempre remédio. Aqui, não é diferente da soberba. O apoio da família e o tratamento psicoterapêutico são fundamentais. O avarento precisa do apoio daqueles que o cercam para que possa buscar seu auto-conhecimento libertador.
Nunca esquecendo que a ganância/avareza andam junto com a inveja, nosso tema da semana que vem.


Dê sua opinião, opine!
Ficarei muito contente!!
Abraços

2 comentários:

  1. Um dia desses, durante o lanche, uma aluna de 6 anos de idade me surpreendeu com uma pergunta: "Sora, pobre pode ser feliz?" Eu olhei pra ela e perguntei: "Tu preferes uma nota de 10 reais ou um abraço bem gostoso da mamãe?" Respirei aliviada, quando ela, com um sorriso naquele rosto meigo, me disse: "Um abraço!" O que estamos fazendo com as crianças do mundo??? Nesse mundo capitalista, onde o Ser é definido pelo Ter, espero que cada criança possa ter a chance de optar por um abraço, um beijo, um carinho...e aprenda o real sentido da palavra felicidade.

    Gostei do blog!

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço uma pessoa avarenta!:p
    Mas falando sobre o assunto eu acho muito ruim alguém ser avarento pois como diz ali na matéria faz muito mal para a pessoa fisíca e mental.
    Mas acho que cada um tem na vida o que merece,se a pessoa é avarenta é por "merecimento".

    ResponderExcluir