Só Templates

Créditos



Layout by



sexta-feira, 8 de julho de 2011

SISTEMA DE CONTROLE


O inventário é uma ferramenta para que o gestor tenha o controle físico do que há de mercadoria na loja. Esta é cadastrada, assim que chega, com preço de custo. Sua baixa é dada quando o produto é vendido e passa pelo caixa. Ela ajuda o ponto de venda a evitar, ou ao menos, diminuir as perdas com rupturas, estoque, roubos ou furtos.
O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Ari Antonio Rosselem, acredita que o sistema estando atualizado, é muito mais fácil para o gestor fazer a apuração de resultados, se está tento lucro ou não. “O inventário também pode permitir ao gestor ter um bom controle de estoque, saber o giro médio de cada item e evitar que haja medicamentos vencendo na prateleira. Além disso, com maior controle é possível manter um estoque menor.”
Se o gestor sabe que vende duas unidades de certa mercadoria por dia e o fornecedor demora cinco dias para entregar após o pedido, o estoque mínimo são dez unidades deste item – o número de venda média de produto vezes os dias de entrega.
O inventário também facilita a relação dos produtos vendidos no final do mês, quanto eles custaram e, assim por diante. No varejo farmacêutico ele é ainda mais importante devido à presença de medicamentos controlados, principalmente aqueles que têm retenção e obrigam à prestação de contas aos órgãos controladores.

fonte: http://www.guiadafarmacia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1950:sistema-de-controle&catid=207:edicao-223&Itemid=954

Nenhum comentário:

Postar um comentário