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sábado, 5 de fevereiro de 2011

FARMÁCIA - MUDANÇA DE FOCO

Novo valor

Fugir da guerra de preços e acrescentar valor ao negócio é uma atividade estratégica para o varejo farmacêutico

Os clientes só compram um produto quando percebem que os benefícios que recebe supera os custos da aquisição. Muitas vezes esses custos não são somente os financeiros, mas também os físicos, psicológicos, sociais, de tempo. Diante disso, como saber identificar o que seu cliente valoriza dentro de sua farmácia? Segundo o professor do Departamento de Marketing da Universidade de São Paulo (USP) e consultor de mercado e varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA), José Lupoli Junior, o comportamento do consumidor é dinâmico e evolui com a tecnologia e com a sociedade. "Por isso, farmácias e drogarias devem estar sempre presentes, próximas de seus clientes, assim é possível identificar tais evoluções". Alessandra Lima, diretora-geral da Mind Shopper, diz que a guerra de preços prejudica a farmácia, porque na tentativa de ter o preço mais baixo, muitos trabalham com margem negativa, o que pode interferir na rentabilidade da sua loja. "A guerra de preços prejudica varejo e indústria, que muitas vezes tem de subsidiar as ofertas concorrenciais", diz a especialista. Lupoli diz também que o consumidor só compra baseado em preços quando não percebe diferenças entre os fornecedores e ressalta a importância de oferecer propostas novas, a proposta da diferenciação. "Uma drogaria pode se diferenciar pelo ambiente de loja, layout, ambientação, promoções, atenção farmacêutica", explica. Confira as dicas dos especialistas para que você agregue valor ao seu negócio: ofereça comodidade aos seus clientes, tenha sempre uma boa conversa, providencie entrega de produtos em domicílio, estabeleça seu foco e posicionamento, disponha de especialistas focados no atendimento de categorias de maior interação, além de um número adequado de profissionais suficientes à demanda do balcão de medicamentos, realize atendimento prioritário.

Fonte: http://guiadafarmacia.com.br/gestao-merchandising/0/novo-valor-208332-1.html
Por Lígia Favoretto

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