Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 7 de novembro de 2010

OS DOIS LADOS DA MOEDA - ANTIBIÓTICOS

Com a nova determinação da ANVISA sobre venda de antibióticos, teremos um  maior controle sobre a venda indiscriminada desses produtos. Sob o ponto de vista sanitário, a determinação está certíssima e visa, acima de tudo, preservar a população do uso indiscriminado dos antibióticos. Sabemos bem que tal uso favorece o desenvolvimento de resistência por parte das bactérias.
A resistência irá se desenvolver de qualquer maneira, porém, num período bem maior, já que será freado o uso indiscriminado!
Cabe salientar, no entanto, que sob o ponto de vista de saúde pública será um caos tal determinação. Isso porque, nosso sistema de saúde é precário e caótico. Basta ver-se os noticiários para constatarmos pacientes sofrendo pelos chãos dos hospitais e inúmeros postos de saúde sem suporte, sem pessoal e até mesmo fechados!
Esse caos, aliado a restrição de venda do remédio, poderão trazer severas perdas e sofrimentos à população e, mais uma vez, a de menor poder aquisitivo, aquela que depende exclusivamente do estado.
Acredito que quando a sobrecarga nos hospitais e postos de saúde extrapolar ainda mais o que já temos e, pessoas começarem a morrer nas filas,nesse momento uma convulsão social clamará por uma mudança na resolução.
Temos de frear a venda indiscriminada.porém , temos de assistir a população. Para tanto, já temos legislação que exige a presença de farmacêutico em tempo integral. Ele não substitui o médico, porém, está habilitado e qualificado para dar suporte e orientar quanto ao uso de medicação.
Temos de qualificar e muito nosso sistema de saúde até chegarmos nessa restrição pura e simples.
As farmácias, por outro lado, também irão restringir a diversidade de marcas disponíveis em sua prateleira,principalmente a pequena farmácia,que representa 80% das farmácias no Brasil. Provavelmente terá o de referência o genérico e mais um bem prescrito em sua área.
Vamos ver até onde vai essa onda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário