Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 19 de maio de 2011

JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE GENÉRICO DE DROGA UTILIZADA PARA TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO

A Justiça Federal em Brasília determinou o cancelamento do registro de dois genéricos do Lexapro (oxalato de escitalopram), usado contra depressão, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que vai recorrer da decisão. Defensores dos medicamentos genéricos temem que a determinação abra precedente para outras anulações de registro.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, na decisão o juiz entendeu que os dois genéricos foram feitos com base em testes de segurança do laboratório dinamarquês Lundbeck, o primeiro a registrar o medicamento. Para o magistrado, esses testes - exigidos pela Anvisa - devem ser mantidos em sigilo pela agência por dez anos, mesmo que a patente tenha expirado.
A Anvisa, por sua vez, nega disponibilizar os testes para outras empresas. O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, Odnir Finotti, afirmou que os fabricantes de genéricos não usam estudos feitos por outras empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário