Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 2 de janeiro de 2011

ANSIEDADE, PÂNICO E ESTRESSE

No futuro, exames de sangue e ressonância apontarão os transtornos mentais.

Exames como os de sangue e ressonâncias apontarão transtornos mentais

O ritmo de vida cada vez mais agitado e a ansiedade à flor da pele estressam e deixam a população suscetível à depressão, mal desta e das últimas décadas. E pelo o que prevêem os especialistas os próximos anos não devem ser diferentes. Mas a depressão não vai reinar absoluta. Deverá ter a companhia de outros transtornos mentais na galeria de grandes problemas de saúde do século 21. Os transtornos de ansiedade, em ascensão devido às condições da vida moderna, deverão atingir um número crescente de vítimas nos próximos anos.

O que tende a revolucionar a área da psiquiatria são os diagnósticos. Hoje, um paciente chega ao consultório, relata os seus sintomas e o médico, por exclusão, determina o transtorno que ele apresenta. Tudo indica que o movimento veloz da ciência aprimorará exames como os de sangue e ressonâncias magnéticas, que serão capazes de dar um diagnóstico mais preciso.

— Ainda trabalhamos como no século passado. Indicamos um tratamento a partir de relatos e de exclusão de outras síndromes. A grande descoberta no futuro deve ser de técnicas aprimoradas de exames computadorizados e laboratoriais que apontem com precisão, pela área atingida do cérebro, que tipos e transtorno o paciente tem — aposta o psiquiatra Marcelo Basso de Sousa.

Mas, enquanto os grande anúncios na área de diagnóstico não chegam, as promessas são fortes para que a população desfrute de medicamentos mais potentes para a depressão. Os que estão disponíveis atuam nos hormônios cerotonina e noradrenalina. Aqueles que devem chegar ao mercado nos próximos cinco a 10 anos prometem ser neuroprotetores. Ou seja, estimularão a emissão de novas ramificações dos neurônios — ação que faz com que, inclusive, a memória seja potencializada.

EM ASCENSÃO

Confira alguns dos distúrbios que podem se intensificar nos próximos anos entre a população:

Distúrbio de ansiedade generalizada— É marcado por uma sensação constante de ansiedade, combinada a sintomas como suor nas extremidades, falta de ar, agitação e dificuldade para relaxar. Podem aparecer insônia, falta ou excesso de apetite, com comprometimento das relações sociais e da saúde sexual.

Transtorno do pânico — Aparece em decorrência de alguma situação traumática específica que a pessoa tenha vivido, além de uma predisposição pessoal. Um episódio de maior estresse pode desenvolver transtornos específicos como pânico de elevador ou de sair sozinha à rua. Pode desencadear sintomas como agitação, calor, sudorese, agitação.

Estresse pós-traumático — Similar ao estresse pós-guerra. Após uma situação extrema de tensão, como um assalto, até alguns dias depois do episódio podem surgeir sintomas como insônia, mudanças de apetite e alterações de humor, impedindo que a pessoa leve seu ritmo de vida normal.

Transtorno obsessivo-compulsivo — É marcado pela repetição de determinadas ações ou pensamentos, como verificar várias vezes se a porta está mesmo trancada ao sair de casa. Pode ser motivo de grande sofrimento psicológico para o paciente.

Fonte: Rosane Morais de Barros, psicóloga do Instituto de Medicina Preventiva do Hospital Mãe de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário